JMV News

Cessar-fogo de Páscoa: Putin decreta pausa de 30 horas nas hostilidades na Ucrânia

Neste sábado (19/4), o governo russo anunciou a interrupção temporária das operações militares na Ucrânia em virtude das celebrações da Páscoa. Segundo informações do Kremlin, o cessar-fogo começará às 18h (horário local) deste sábado e se estenderá até a meia-noite de segunda-feira (21/4).

O presidente Vladimir Putin fez o anúncio durante uma reunião com Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas. Em seu comunicado, Putin enfatizou que a decisão foi tomada com base em “considerações humanitárias”. “Determino a suspensão de todas as atividades militares nesse período”, declarou o presidente, expressando a esperança de uma resposta semelhante por parte da Ucrânia.

Até o momento, não houve pronunciamento das autoridades ucranianas em relação à trégua proposta por Moscou. O Ministério da Defesa da Rússia informou que as instruções já foram enviadas aos comandantes de todas as unidades envolvidas na chamada “operação militar especial”, como o governo russo se refere ao conflito na Ucrânia.

O Kremlin também ressaltou que suas tropas permanecerão em estado de alerta para responder a possíveis infrações do cessar-fogo. “As forças devem estar prontas para enfrentar provocações e atos hostis”, afirmou Putin, que reiterou a disposição da Rússia em manter um canal de diálogo e agradeceu o apoio de nações como China e Estados Unidos em esforços de mediação.

Na semana passada, um ataque com mísseis balísticos em Sumy, no norte da Ucrânia, resultou na morte de 34 pessoas e deixou 117 feridos, conforme informaram autoridades locais. Este foi o ataque mais letal registrado no país em 2025. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou o incidente e renovou seu apelo por ações internacionais contra Moscou. Em uma declaração recente, ele também solicitou apoio militar e diplomático dos Estados Unidos e sugeriu uma visita do ex-presidente Donald Trump à Ucrânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima