O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que irá presidir a cerimônia do Kennedy Center Honors deste ano, após revelar uma lista de homenageados que ele ajudou a selecionar. Desde fevereiro, quando assumiu a presidência do Centro John F. Kennedy de Artes Cênicas, Trump optou por reconhecer o cantor country George Strait, o icônico ator de filmes de ação Sylvester Stallone e a lendária banda de rock KISS, todos escolhidos para receber um dos mais prestigiados prêmios da cultura norte-americana. Além deles, a cantora Gloria Gaynor, famosa por “I Will Survive”, e o ator britânico Michael Crawford, conhecido por sua atuação em “O Fantasma da Ópera”, também serão agraciados na cerimônia marcada para dezembro.
Trump mencionou que rejeitou algumas sugestões que ele considerava “woke”, um termo frequentemente utilizado de forma negativa para descrever posturas políticas progressistas relacionadas a questões de raça, gênero e sexualidade. Desde que voltou ao cargo em janeiro, Trump tem se pronunciado sobre uma variedade de assuntos, buscando deixar sua marca na cultura e nas instituições americanas, alinhando-as às suas preferências. Ele admitiu relutância em aceitar o papel de anfitrião do evento, que será transmitido pela CBS em dezembro, dizendo: “Eu não queria fazer isso. OK? Eles vão dizer: ‘ele insistiu.’ Eu não insisti. Mas acho que será muito bem-sucedido.”
O presidente também elogiou as reformas feitas no local em Washington, destacando que fazem parte de seu esforço para melhorar a capital do país, abrangendo a segurança pública e a revitalização de parques. Trump visitou o centro após suas declarações. Embora não tenha participado de eventos no local durante seu primeiro mandato, ele demonstrou um grande interesse por ele em sua segunda gestão, prometendo reformar uma instituição que ele e seus apoiadores consideram excessivamente liberal. As vendas de ingressos e assinaturas diminuíram desde que Trump assumiu o controle conservador do lugar, levando a cancelamentos de algumas produções, incluindo o famoso musical “Hamilton”.




