Na última semana, a atriz Fernanda Torres, de 59 anos, esteve presente no Prêmio Grande Otelo e, em uma conversa com o AdoroCinema, destacou quatro filmes nacionais que, em sua opinião, são indispensáveis para qualquer brasileiro. Confira suas sugestões e onde você pode assisti-las.
‘O Homem do Sputnik’ (1959)
Esta comédia, que conta com a participação de Oscarito, narra a história de Anastácio e Cleci, que encontram um objeto metálico em seu galinheiro. Logo, percebem que se trata de uma parte do satélite russo Sputnik, o que provoca uma série de eventos que atraem a atenção de estrangeiros e gera uma confusão internacional. O filme foi dirigido por Carlos Manga e apresenta participações especiais de Jô Soares e Norma Bengell. Disponível no MUBI.
‘Terra em Transe’ (1967)
Considerado um dos grandes marcos do Cinema Novo e dirigido por Glauber Rocha, este filme segue a trajetória do jornalista Paulo Martins, que se vê em um dilema entre diversos líderes políticos na fictícia república de Eldorado. A obra aborda temas como poder, arte e a busca pela identidade nacional. Disponível no Globoplay e Telecine.
‘Todas as Mulheres do Mundo’ (1967)
Sob a direção de Domingos Oliveira, o filme retrata a história de Paulo, um jornalista que se enamora de Maria Alice, uma mulher já comprometida. A relação deles oscila entre amor, amizade e os dilemas da liberdade. Em 2020, a obra ganhou uma versão em série no Globoplay, com as atuações de Sophie Charlotte e Emílio Dantas. Disponível no Globoplay.
‘Vidas Secas’ (1963)
Inspirado na obra de Graciliano Ramos, este filme narra a luta de uma família nordestina contra a pobreza e a seca. Com a direção de Nelson Pereira dos Santos, é um dos grandes clássicos do Cinema Novo e ocupa o terceiro lugar na lista dos 100 melhores filmes brasileiros da Abraccine. Disponível na Netflix, Globoplay e Telecine.




