Em 3 de julho, data que marca o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial no Brasil, o Sada Cruzeiro utilizou suas redes sociais para enfatizar a importância de combater o preconceito de forma contínua e imediata em nossa sociedade. “O racismo é um crime. Em um país que se construiu sobre os fundamentos da escravidão e que ainda hoje nega oportunidades, silencia vozes e vitima a população negra, a luta contra o racismo deve ser um compromisso diário, coletivo e urgente”, inicia a mensagem do clube.
O Sada Cruzeiro reconhece os avanços que ocorreram ao longo dos anos em relação a essa questão, mas também percebe que ainda há muito a ser feito. “O 3 de julho, Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, remete à Lei nº 1.390 de 1951, o primeiro marco legal no Brasil que tipificou a discriminação racial como crime. Desde então, a legislação tem evoluído, mas ainda enfrentamos desafios significativos, especialmente na aplicação efetiva dessas leis.”
Por último, o clube reafirmou seu total comprometimento com esta causa. “A discriminação racial integra um sistema que precisa ser combatido com seriedade, justiça e dedicação. Nós, do Sada Cruzeiro, renovamos nosso compromisso com essa luta, que não pode ter interrupções e requer a participação de todos nós”, conclui a mensagem divulgada pela instituição.




