JMV News

João Fonseca avança para a terceira fase de Wimbledon, encerrando um jejum de 15 anos

João Fonseca enfrentou um desafio em seu primeiro set em Wimbledon, mas demonstrou garra nos momentos cruciais nesta quarta-feira (2), garantindo sua passagem para a terceira rodada. Após um atraso devido à chuva, o jovem brasileiro de 18 anos derrotou o americano Jenson Brooksby, que ocupa a 101ª posição no ranking mundial, com um placar de 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4. Seu próximo oponente será o chileno Nicolas Jarry, programado para sexta-feira.

Assim como em sua estreia, o brasileiro se destacou com um estilo de jogo agressivo, utilizando golpes potentes de forehand e um saque eficiente, que foi crucial para sua vitória: ele somou nove aces e conquistou 69% dos pontos com seu primeiro serviço. A única oscilação ocorreu no segundo set, quando ele sucumbiu à tática de rede do americano, que se adaptou melhor ao estilo rápido da grama.

Esta vitória marca o fim de um hiato de 15 anos para o Brasil sem um representante na terceira rodada de simples masculino, sendo o último a alcançar essa fase o tenista Thomaz Bellucci, em 2010. Fonseca se tornou o décimo tenista brasileiro a atingir essa etapa na Era Aberta, que começou em 1968. Com apenas 18 anos e 326 dias, ele também se tornou o mais jovem a chegar a essa fase desde o australiano Bernard Tomic, em 2011.

Esta é a segunda vez que Fonseca avança para a terceira rodada de um torneio Grand Slam, tendo realizado sua estreia nesta fase em Roland Garros, no final de maio, onde foi eliminado na mesma etapa.

No próximo confronto em Londres, o brasileiro se verá frente a frente com o chileno Nicolas Jarry, atual 143º do ranking, que passou pelo qualifying, mas já alcançou o 16º lugar no mundo. Jarry venceu o jovem americano Learner Tien (62º) por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/3, e os dois ainda não se enfrentaram no circuito.

A partida de Fonseca nesta quarta (2) começou com um atraso de mais de duas horas devido à chuva. Em quadra, o brasileiro fez valer sua potência tanto no saque quanto nos golpes de direita. O primeiro set foi dominado por ele, que aproveitou seu primeiro break point no quinto game. Apesar de enfrentar pressão em seu serviço, ele conseguiu confirmar e fechou a parcial com saques que chegaram a 220 km/h.

Brooksby, enfrentando dificuldades, começou a atacar na rede, seu ponto forte, e complicou a vida de Fonseca, que teve que se esforçar para conter as investidas do americano. O brasileiro tentou variar seu jogo e conseguiu solucionar a maioria das situações complicadas com seu forte saque.

Nos últimos games de saque, Fonseca enfrentou break points e salvou quatro set points, mas acabou sofrendo a quebra no quinto, permitindo que Brooksby empatasse. No entanto, o jovem carioca não se deixou abalar e iniciou o terceiro set com força, conquistando duas quebras seguidas e abrindo 3/0. Mesmo com Brooksby devolvendo uma quebra, Fonseca logo recuperou a vantagem e terminou a parcial por 6/2.

Com confiança, o brasileiro retomou seu estilo agressivo após algumas deixadinhas que colocaram o americano em situações complicadas. Dominando as principais trocas de bola, Fonseca quebrou o serviço do adversário no quinto game, mas permitiu que Brooksby reagisse em 4/4. O brasileiro então conquistou outra quebra, salvou três break points e garantiu a vitória após um intenso confronto que durou 3 horas e 13 minutos. (Felipe Rosa Mendes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima