JMV News

Miss Mundo 2025: Brasil avança até o Top 8 na final realizada na Índia

A grande final do Miss Mundo 2025 ocorreu neste sábado (31) em Telangana, na Índia. Jéssica Pedroso, representante do Brasil e com 25 anos, almejava trazer para o país o segundo título da competição — o primeiro foi conquistado por Lúcia Peterle, em 1971 —, mas teve sua jornada encerrada no Top 8.

“Levo comigo minha trajetória, minhas origens e a responsabilidade de representar um país tão rico e diversificado. O que me motiva é o desejo de inspirar outras pessoas. Embora o título fosse uma grande conquista, meu verdadeiro prêmio é impactar vidas através da minha voz e ações. Representar o Brasil no Miss Mundo transcende um sonho; é uma verdadeira missão”, declarou Jéssica Pedroso à Splash antes da competição.

Como está estruturado o concurso
O certame é dividido em etapas: Top 40, Top 20, Top 8 e, por fim, o anúncio das finalistas e da vencedora. Ao todo, 108 candidatas competem pela coroa, mas a transmissão não é gratuita no Brasil. Nos últimos dias, algumas nações já garantiram suas classificações com base em provas de talento, esportes e projetos sociais.

A etapa de talento, por exemplo, pode ser um trampolim para Hollywood. Marie Halle Berry, Miss EUA e 6ª colocada no Miss Mundo de 1986, foi a primeira vencedora de um grande concurso a conquistar um Oscar, em 2002. Lynda Carter, a icônica Mulher Maravilha, também representou os EUA no Miss Mundo de 1972. Michelle Yeoh, por sua vez, foi a representante da Malásia no Miss Mundo em 1983.

Os países que fazem parte do Top 40 incluem: Camarões, República Dominicana, Estônia, Índia, Indonésia, Irlanda, Martinica, Montenegro, Namíbia, Porto Rico, Tailândia, Trindade e Tobago, Turquia, Uganda, País de Gales e Zâmbia. O evento teve início às 10h no horário de Brasília (18h30 em Telangana), começando pela apresentação das candidatas por continentes, a partir da América e Caribe, seguida pela África, Europa e, por último, o grupo da Ásia e Oceania.

Além de Jéssica Pedroso, o Brasil foi representado por Maria Amélia Baptista, 27 anos, que nasceu no Rio de Janeiro e concorria como Miss Portugal. Infelizmente, ela não conseguiu avançar na competição.

No Top 40, se classificaram: Argentina, Brasil, Haiti, Jamaica, Panamá, EUA, Porto Rico, República Dominicana, Martinica, Trindade e Tobago, Namíbia, Camarões, Zâmbia, Botsuana, Nigéria, Somália, Tunísia, Zimbábue, Etiópia, Irlanda, País de Gales, Montenegro, Estônia, Irlanda do Norte, Bélgica, Itália, Polônia, Sérvia, Ucrânia, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia, Austrália, Líbano, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Vietnã e Turquia.

A etapa “Beleza com Propósito” foi vencida pela Miss Indonésia, Monica Kezia Sembiring, por meio de um projeto social que visa fornecer acesso à água limpa e melhorar o saneamento em comunidades vulneráveis de seu país. O Brasil havia conquistado essa etapa no Miss Mundo 2023/2024 com a amazonense Letícia Frota.

Após a apresentação das semifinalistas, o Miss Mundo Festival prestou uma homenagem a Bollywood, uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo, com performances de artistas indianos ao som de músicas típicas.

O Top 8 foi anunciado e incluiu: Brasil, Martinica, Etiópia, Namíbia, Polônia, Ucrânia, Filipinas e Tailândia. “Existem histórias que realmente me honram e agora seus sonhos são parte dos meus. Se eu for escolhida como Miss Mundo das Américas e Caribe, não estarei apenas representando meu propósito, mas também o de minhas colegas”, afirmou Jéssica Pedroso em uma de suas declarações.

Do Top 8, foram reveladas as vencedoras continentais: Martinica (Américas e Caribe), Etiópia (África), Polônia (Europa) e Tailândia (Ásia e Oceania), todas avançando para o Top 4.

Texto em atualização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima