“O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho, destacou-se ao receber 9 minutos de aplausos no Festival de Cannes. Contudo, o recorde de aplausos para um filme é significativamente maior: 22 minutos. Mas qual longa-metragem detém esse feito? Trata-se de “O Labirinto do Fauno”, obra de Guilhermo Del Toro, que foi aclamada de forma ininterrupta por 22 minutos durante sua exibição em 2006. Embora o Deadline mencione que esse recorde não seja oficialmente reconhecido, “O Labirinto do Fauno” é frequentemente citado como o filme mais aplaudido da história do festival.
Apesar de sua recepção entusiástica, o filme não conquistou nenhum dos prêmios para os quais foi indicado em Cannes. No entanto, no ano seguinte, levou para casa três Oscars: melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor maquiagem.
Na segunda posição dos mais aplaudidos, temos “Fahrenheit 9/11” (2004), dirigido por Michael Moore, que recebeu 20 minutos de aplausos. Este documentário fez história ao se tornar o segundo longa não-ficcional a ganhar a Palma de Ouro.
Por último, “Demônio de Neon” (2016), de Nicolas Winding Refn, completa o top três com 17 minutos de aplausos. No entanto, essa produção enfrentou críticas severas após sua apresentação no festival.
 
								



