JMV News

Como a Idade Afeta a Postura e Medidas de Prevenção

*Este artigo foi elaborado pelo pesquisador Jakub Mesinovic e pelo professor David Scott, ambos da Universidade Deakin, na Austrália, e publicado na plataforma The Conversation Brasil.

Com o avanço da idade, muitos de nós notamos alterações na postura: ombros curvados, cabeça projetada para frente e uma leve curvatura nas costas. Você pode se questionar se isso é um destino inevitável para todos os idosos e se há maneiras de preveni-lo. Essa condição é comumente referida como “corcunda” ou “costas arredondadas”, sendo que o termo médico específico é cifose.

Quando essa curvatura excede o limite considerado normal (mais de 40 graus), ela é classificada como hipercifose. Em situações mais severas, essa condição pode resultar em dor, limitação de movimento e redução na qualidade de vida.

Uma coluna saudável deve ter um formato semelhante a um “s” alongado, e uma curvatura na região superior é considerada normal. No entanto, se essa curvatura se acentua e se torna rígida (ou seja, mesmo tentativas de se manter ereto são ineficazes), isso pode sinalizar um problema.

Uma das causas frequentes de costas curvadas é a má postura, conhecida como cifose postural, que geralmente se desenvolve ao longo do tempo devido a desequilíbrios musculares, especialmente em jovens que passam longas horas em posições inadequadas. Felizmente, essa forma de curvatura é muitas vezes reversível através de exercícios, alongamentos e conscientização sobre a postura.

Para os idosos, a curvatura das costas, muitas vezes chamada de cifose ou hipercifose relacionada à idade, é mais comum e geralmente resulta do desgaste na coluna vertebral, como as fraturas por compressão vertebral, que são pequenas fissuras nas vértebras. Essas fraturas são frequentemente causadas pela osteoporose, uma condição que torna os ossos mais frágeis com o passar dos anos. Nesse contexto, a questão não se resume a má postura, mas envolve alterações estruturais na coluna.

Os sinais de hipercifose na terceira idade incluem…

Outras razões para a curvatura das costas podem envolver:

Além das condições estruturais, a artrite e, em raras situações, lesões ou infecções na coluna vertebral podem influenciar essa condição.

Se você percebeu o surgimento de uma curvatura nas costas, sente dores frequentes ou notou uma perda de altura, é essencial estar atento, pois esses podem ser indícios de fraturas vertebrais, que podem ocorrer mesmo sem um trauma evidente e frequentemente não apresentam sintomas.

Estudos indicam que um em cada cinco adultos mais velhos possui fraturas vertebrais, e até dois terços delas não são diagnosticadas e tratadas.

Na Austrália, o Royal Australian College of General Practitioners e a Healthy Bones Australia recomendam a realização de um raio X da coluna para…

Se você é jovem ou está na faixa dos 40 anos, os hábitos que você adota hoje são fundamentais. A maneira mais eficaz de evitar a curvatura na coluna é manter os ossos robustos, os músculos ativos e ter uma postura adequada. Isso envolve:

Prestar atenção à postura ao sentar ou ficar em pé, mantendo a cabeça alinhada sobre os ombros e os ombros alinhados com os quadris. Isso ajuda a aliviar a pressão na coluna.

Focar em exercícios que fortaleçam os músculos que sustentam uma postura ereta, especialmente na região superior das costas e no core, além de melhorar a mobilidade do tórax e dos ombros.

É recomendável priorizar movimentos que promovam a extensão. Esses movimentos envolvem endireitar ou elevar a coluna e puxar os ombros para trás. Movimentos repetidos de flexão podem agravar a situação, especialmente em pessoas com osteoporose ou fraturas na coluna.

Exercícios eficazes incluem:

A prática de flexibilidade e equilíbrio (como ioga e pilates) pode ser benéfica, principalmente para a conscientização da postura, equilíbrio e mobilidade. No entanto, há um crescente apoio em pesquisas para o fortalecimento muscular como a base da prevenção e do manejo.

Exercícios de fortalecimento, como levantamento de peso ou treinamento de resistência, ajudam a diminuir a curvatura da coluna e aumentam a massa muscular e óssea.

Caso você suspeite ter cifose ou já tenha osteoporose ou fraturas vertebrais, é essencial consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios, pois algumas atividades podem precisar ser evitadas.

Se a curvatura for resultado de má postura e fraqueza muscular, a reversão é possível. Contudo, se for decorrente de alterações ósseas, especialmente fraturas vertebrais, a recuperação total é improvável. O tratamento, no entanto, pode aliviar a dor, melhorar a função e retardar a progressão.

Cuidar da sua postura vai além da estética; trata-se de manter-se forte, móvel e independente ao longo da vida.

Acompanhe nossa editoria de Saúde e Ciência no Instagram para se manter atualizado sobre o tema!

Receba as últimas notícias sobre Saúde e Ciência diretamente no seu WhatsApp. Acesse o canal de notícias do Metrópoles e fique por dentro! Não perca as reportagens sobre ciência e nutrição disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima