JMV News

Ednaldo Rodrigues é destituído da presidência da CBF

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi destituído de seu cargo. A decisão foi divulgada na tarde desta quinta-feira (15). O vice-presidente da entidade, Fernando José Sarney, assume a liderança interina.

O afastamento está relacionado a uma contestação sobre a assinatura em um acordo que havia encerrado as disputas em torno da eleição de Ednaldo para a presidência da CBF em 2022. A assinatura do Coronel Nunes, ex-dirigente da CBF que assinou o documento em janeiro deste ano, foi questionada devido a problemas de saúde.

A decisão foi tomada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, em resposta a um pedido de Fernando José Sarney, que solicitou ao STJD a realização de novas eleições. Contudo, o magistrado determinou que o novo pleito deveria ser organizado pela atual gestão da CBF.

“Após um longo período de negociações e mudanças, considero razoável atribuir a responsabilidade pela organização das eleições da CBF a um dos seus Vice-Presidentes, especialmente ao mais antigo na instituição”, escreveu o desembargador em sua decisão.

Além disso, o juiz ordenou que Fernando José Sarney convoque a nova eleição para os cargos diretivos o quanto antes. “O Vice-Presidente da CBF, Fernando José Sarney, deverá realizar a eleição para os cargos diretivos na qualidade de interventor, respeitando os prazos estatutários e mantendo os poderes administrativos até a posse da nova diretoria”, destacou o desembargador Gabriel Zefiro.

O afastamento de Ednaldo Rodrigues ocorre logo após a CBF anunciar a contratação do técnico Carlo Ancelotti para treinar a seleção brasileira. Após essa contratação, Ednaldo se reuniu com presidentes das federações para buscar apoio.

“O que consta na decisão está alinhado com o que foi solicitado pelo Vice-Presidente da CBF, Dr. Fernando Sarney, exceto na parte que designa o Presidente do STJD para a realização da eleição. O tempo tem um papel crucial nas relações jurídicas. Por isso, é lógico que a responsabilidade pela condução do pleito eleitoral da CBF recaia sobre um dos seus Vice-Presidentes, principalmente o mais antigo”, concluiu o desembargador.

Diante do exposto, foram determinadas as seguintes ações:
1. O afastamento da atual diretoria da CBF;
2. Que o Vice-Presidente da CBF, Fernando José Sarney, convoque a eleição para os cargos diretivos na qualidade de interventor, o mais rápido possível, respeitando os prazos estatutários e mantendo os poderes administrativos até a posse da nova diretoria;
3. Esta decisão servirá como mandado de intimação;
4. Assine-se o termo correspondente. Após, os autos devem ser encaminhados para designação de audiência para julgamento dos embargos de declaração no colegiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima