A atriz Renata Del-Bianco, que ganhou notoriedade na infância ao interpretar a personagem Vivi na novela Chiquititas, exibida em 1990, está sendo investigada por supostamente atuar como laranja em um esquema de fraude eleitoral ligado ao partido Progressistas (PP) durante as eleições municipais de 2024 em São Paulo.
De acordo com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), o PP pode ter registrado candidaturas femininas apenas para atender à cota legal, sem a intenção genuína de que essas mulheres realmente disputassem as eleições. Renata, que se apresentou como candidata a vereadora, não teve movimentação financeira em sua campanha e não fez nenhuma divulgação pedindo votos nas redes sociais. Ela obteve apenas 132 votos, ficando na posição de suplente.
O PP lançou um total de 37 candidatos à Câmara Municipal, sendo 24 homens e 13 mulheres. O MPSP identificou cinco candidaturas femininas que receberam votações irrelevantes e não demonstraram movimentação de recursos ou ações de campanha. A promotoria está buscando a cassação dos mandatos de quatro vereadores eleitos pelo partido, incluindo a jurista Janaína Paschoal, além da inelegibilidade das pessoas que participaram ou concordaram com essa prática, bem como a anulação dos votos do partido e a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário. A decisão da Justiça Eleitoral ainda está pendente.
O partido nega qualquer irregularidade e declarou em nota que acredita na improcedência da acusação. Renata Del-Bianco iniciou sua carreira artística aos 11 anos, interpretando Vivi em Chiquititas, e após sua saída do programa, continuou sua trajetória na televisão, participando de programas como o Morning Show, da Rede TV. Atualmente, aos 39 anos, ela apresenta um podcast e mantém um perfil na plataforma de conteúdo adulto Close Fans.