JMV News

A importância do diagnóstico precoce da doença celíaca: conheça os sintomas

A doença celíaca é uma condição autoimune que se relaciona ao glúten, uma proteína encontrada em grãos como trigo, centeio e cevada. No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas vivem com essa condição, conforme dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). Para esses indivíduos, é essencial evitar o consumo de alimentos que contenham glúten, que está amplamente presente na alimentação cotidiana.

O gastroenterologista Nelson Cathcart Jr., que também é celíaco, ressalta que a exclusão do glúten da dieta exige um controle rigoroso e atenção constante. “Muitas vezes, é necessário fazer a refeição antes de ir a um restaurante, pois não se pode garantir que a comida será preparada de forma segura. A contaminação pode ocorrer facilmente se utensílios ou superfícies que tiveram contato com trigo forem utilizados, resultando em danos para quem possui a doença”, explica.

Além das implicações sociais, a doença celíaca pode manifestar uma variedade de sintomas. Os sinais mais comuns incluem dor abdominal, diarreia, distensão abdominal, perda de peso e, em crianças, atraso no crescimento. Outros sintomas, que são menos conhecidos, podem englobar dores de cabeça, dores musculares e nas articulações, lesões na pele, deficiências nutricionais, como a falta de vitamina B12, osteoporose, osteopenia, infertilidade e alterações no ciclo menstrual em mulheres.

Para ler a reportagem completa, acesse o Alto Astral, colaborador do Metrópoles.

Fique por dentro das novidades sobre Saúde e Ciência seguindo nossas redes sociais no Instagram e no Canal do Whatsapp! Não perca as últimas matérias sobre ciência e nutrição em nossa seção de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima