Após rescindir seu contrato com o Cruzeiro, o atacante Dudu se encontra livre para assinar com qualquer equipe que desejar. Há indícios de que sua escolha poderá ser o Atlético, seu principal rival, com quem já está em negociações avançadas. Contudo, sua estreia no novo clube não será imediata.
De acordo com as normas da CBF, um atleta só pode ser registrado no Boletim Informativo Diário (BID) de um novo time durante as janelas de transferências, mesmo que esteja sem vínculo com outra equipe, como é o caso de Dudu. A próxima janela se abrirá no dia 2 de junho, e será especial em função do Mundial de Clubes. Embora o novo clube de Dudu não participe do torneio, ele poderá ser inscrito, já que a janela é válida para todos os times, e se encerrará no dia 10. Uma nova janela ocorrerá entre 10 de julho e 2 de setembro.
Portanto, se Dudu firmar contrato com qualquer equipe até essa data, ele estará apto a jogar a partir de 2 de junho. No momento, o Atlético é considerado o principal candidato, enquanto Grêmio e Botafogo, que também foram mencionados como opções, parecem fora da disputa, conforme informações de O TEMPO Sports.
Outra dúvida frequente entre os torcedores é se Dudu poderá participar de todas as competições pelo seu novo time. No Campeonato Brasileiro, um atleta não pode atuar por uma nova equipe se já tiver disputado sete ou mais partidas na competição pelo clube anterior. Dudu jogou cinco vezes pelo Cruzeiro, portanto, está liberado.
Na Copa do Brasil, a regra é que um jogador não pode participar se já tiver jogado por outro clube a partir da terceira fase do torneio. Como o Cruzeiro estreou nesta fase e Dudu estava prestes a sair, ele não foi relacionado e, por isso, não jogou. Assim, Dudu terá a possibilidade de disputar a competição com seu novo clube.
Nas competições internacionais, como Libertadores e Sul-Americana, Dudu poderá ser inscrito caso sua nova equipe avance para a próxima fase.




