JMV News

Tom Cavalcante reflete sobre a evolução do humor: riso permanece constante

Aos 63 anos, Tom Cavalcante é uma das figuras mais icônicas do humor brasileiro desde os anos 90, quando apareceu pela primeira vez como João Canabrava na Escolinha do Professor Raimundo (Globo). Embora o cenário do humor tenha evoluído ao longo das décadas, a essência do riso continua inalterada, segundo ele.

“Isso faz parte da natureza humana. Com o passar do tempo, surgiram novas formas de humor e diferentes abordagens. Eu me interesso pela evolução dessa arte e vejo isso de forma bastante positiva”, declarou Tom em uma entrevista ao Splash.

‘Um estudioso do humor’
Ele recorda que, durante seu tempo na Escolinha, já percebia que o potencial do humor brasileiro era subutilizado. Tom comparava a variedade de programas humorísticos existentes no Brasil com os de países como Estados Unidos e Inglaterra: “Lá havia uma infinidade de programas, enquanto aqui contávamos apenas com Escolinha e Praça é Nossa. Sempre questionei isso e, felizmente, a internet revolucionou essa dinâmica.”

“Na época da Escolinha, eu sentia que o humor nacional estava estagnado em termos de expansão”, afirma Tom Cavalcante.

Atualmente, o humorista apresenta o reality show LOL: Se Rir, Já Era!, da plataforma Prime Video, cuja quarta temporada estreia hoje. O programa reúne diversos comediantes em um único espaço, e o prêmio é concedido a quem conseguir permanecer mais tempo sem rir. Tom admite que não consegue lembrar de um único momento que o fez rir, mas se sente grato por não participar da competição: “Eu me divirto muito nos bastidores como apresentador. Todos ali têm o privilégio de rir”.

Nesta nova temporada, todos os participantes são provenientes do programa Porta dos Fundos. A familiaridade entre eles resulta em piadas cada vez mais audaciosas, incluindo canções que satirizam a própria empresa e um participante que se despõe completamente nu. “Eles são realmente competitivos e estão ali para desafiar uns aos outros e fazer rir de verdade”, revela o apresentador.

A primeira edição do reality foi lançada em 2016 no Japão e desde então já passou por adaptações em países como México, Itália, Dinamarca e Colômbia. Para Tom, no entanto, o tempero brasileiro faz com que nossa versão se destaque. “Se o nosso programa fosse traduzido para o francês, alemão ou qualquer outro idioma, certamente conquistaria o mundo. Com a tradução correta, o público iria rir muito. É uma experiência completamente diferente, anos-luz à frente das outras versões”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima