JMV News

Gianni Infantino defende o novo Mundial de Clubes e responde a críticas sobre o calendário da FIFA

Em uma conversa com a CNN Esportes, Gianni Infantino, presidente da FIFA, enfatizou que a saúde dos atletas é a principal prioridade, mesmo diante da ampliação do calendário do futebol. No contexto das ações judiciais do sindicato global de jogadores contra a expansão do Mundial de Clubes e a preparação para a Copa do Mundo de 2026, ele garantiu que a FIFA está “sempre atenta” às questões do calendário. Infantino também mencionou a criação, em outubro, de uma força-tarefa dedicada ao bem-estar dos jogadores, liderada pelo renomado ex-treinador Arsène Wenger.

“Wenger é um dos maiores treinadores e gestores do futebol mundial e está analisando todos os aspectos do Mundial de Clubes da FIFA… Essa competição ocorre uma vez a cada quatro anos. O vencedor participa de sete partidas, o que equivale a um jogo e meio a mais por ano”, afirmou Infantino.

O presidente da FIFA destacou que o real desafio reside na desigualdade na distribuição de partidas entre os clubes. Ele observou que um número reduzido de equipes enfrenta um alto volume de jogos ao avançar nas fases finais de diversas competições.

“O que se observa no futebol global é que existem muitos jogos para um número muito limitado de equipes e jogadores. Aqueles que conseguem alcançar as fases finais de todas as competições, o que é algo raro, acabam equilibrando essa carga”, explicou.

Em outubro, a FIFPRO, entidade que representa jogadores profissionais, apresentou uma queixa à Comissão Europeia, alegando que o calendário internacional de futebol está “excessivamente saturado” e coloca em risco a segurança e o bem-estar dos atletas, entre outras preocupações.

O formato anterior do torneio, agora denominado Copa Intercontinental da FIFA, permanecerá no calendário, mas como um evento eliminatório simples com apenas 10 dias de duração. Em contraste, o novo modelo será um torneio de um mês, com um prêmio de US$ 1 bilhão e um troféu deslumbrante, descrito por Infantino como o “mais incrível de todos os esportes”, que se abre com uma chave, assemelhando-se a um giroscópio dourado.

Infantino também destacou que o torneio ampliado permitirá aos torcedores a oportunidade de ver grandes estrelas do futebol mundial reunidas, incluindo jogadores como Vinicius Júnior, Kylian Mbappé e Lionel Messi.

“Estamos criando uma nova Copa do Mundo, pois, na estrutura atual do futebol, temos uma competição para países e não tínhamos uma para clubes”, ressaltou o presidente.

A estreia do Mundial de Clubes no seu novo formato será nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Diferente das edições anteriores, que contavam com apenas sete equipes, a nova versão reunirá 32 clubes, seguindo um formato similar ao da Copa do Mundo de seleções, com fases de grupos e eliminatórias a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima