Nos bastidores do Cruzeiro, a saída de Paulo Pelaipe, o atual diretor-executivo de futebol, é considerada iminente. No entanto, a gestão da SAF celeste ainda não deu início a uma busca efetiva por um potencial sucessor.
De acordo com informações do TEMPO Sports, o clube só se movimentará no mercado após Pelaipe oferecer uma resposta definitiva sobre a proposta recebida do Grêmio, o que deverá ocorrer após a conclusão das competições do time profissional, prevista para a segunda quinzena de dezembro.
Recentemente, Pelaipe foi contatado por Odorico Roman, presidente eleito do Tricolor, após Rui Costa optar por permanecer no São Paulo. Assim que recebeu o contato, o executivo da Raposa comunicou à presidência, liderada por Pedro Lourenço e Pedro Junio, que só tomará uma decisão após os últimos jogos, uma vez que seu foco atual está voltado para as partidas.
Se Pelaipe aceitar a proposta, o Cruzeiro iniciará a busca por um novo diretor-executivo de futebol – caso essa posição ainda permaneça no clube. Há a possibilidade de que o novo dirigente venha de fora do Brasil, seguindo a linha de contratações como a do técnico Leonardo Jardim e do gerente de scout Joaquim Pinto, ambos oriundos de Portugal.
Paulo Roberto Jardim Pelaipe, natural de Porto Alegre e com 74 anos, possui uma trajetória significativa no futebol brasileiro, tendo passado por clubes como Grêmio, Coritiba, Vasco e Flamengo, onde conquistou diversos títulos em 2019. Com mais de 20 anos de atuação no Grêmio, onde iniciou sua carreira como dirigente, Pelaipe atuou em diferentes categorias até assumir a diretoria de futebol em 2011, antes de se transferir para o Flamengo no ano seguinte.
Após a aquisição da SAF do Cruzeiro em abril de 2024, Pedro Lourenço convidou Alexandre Mattos para liderar o futebol e abriu espaço para a inclusão de novos profissionais na diretoria, entre os quais estava Pelaipe, que na época atuava no Botafogo-SP. Com a saída de Mattos em junho de 2025, o gaúcho passou a ter um papel mais proeminente no clube, onde é responsável pelo cotidiano da Toca da Raposa 2 e participa de negociações com jogadores e demais membros do departamento de futebol. Um de seus filhos, Rodrigo, também faz parte da equipe do Cruzeiro como analista de mercado e negócios.




